MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estagiário do DADT, Bernardo Neto, participará em roda de conversa sobre publicação independente

Quinta-feira, 10 de abril de 2025
Última modificação: Quinta-feira, 10 de abril de 2025

Precisamos falar de escrita literária

Histórias de horror têm conquistado leitores há mais de duzentos anos. Com certeza muitos jovens já experimentaram escrever um conto gótico. Aos 21 anos, Bernardo Neto, graduando em Letras e Tecnologias de Edição e estagiário do DADT no CEFET-MG, escreveu alguns e os publicou também. É só dar uma busca na Amazon para encontrar vários títulos dele: alguns de horror, outros sobre amizade, identidade, família. Iniciada a sua carreira em 2023, ele entendeu que não é tão difícil assim se autopublicar.

Apaixonado por rock e especialmente pelos Beatles, Guilherme Lentz é poeta e escritor independente, além de doutor em Estudos Literários pela UFMG. Atualmente é professor do Departamento de Linguagens e Tecnologias (Deltec) e vice-coordenador do curso de Letras do Cefet. Ele publicou o livro Horário Livre. No Café Literário, ele vai declamar poemas e inspirar o público a ler e escrever literatura.

Outro autor que vem para a roda é o quadrinista Hyval. Artista visual pós-graduado pela Escola de Belas Artes da UFMG, ele também é professor e tem publicado quadrinhos para promover a leitura nas escolas de Contagem.

Os três autores vão comentar os desafios e as alegrias da autopublicação e responder as dúvidas de pessoas jovens, candidatas a escritoras. A conversa descontraída vai acontecer no Café Literário, um evento de extensão promovido por alunas e um aluno do curso de graduação em Letras – Tecnologias de Edição do Cefet-MG.

Onde? Miniauditório do Cefet – Campus Nova Suíça – Av. Amazonas, 5.253.
Quando? 16 de abril, às 14h.
Quanto? Evento gratuito.

Sobre o Café Literário: O evento teve origem em um curso de extensão coordenado pelo professor doutor Filipe Freitas, do Departamento de Linguagens e Tecnologias (Deltec) do Cefet-MG. Participantes do curso tiveram como desafio realizar uma ação de extensão para promover o encontro entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa ao Cefet. Outros objetivos são: incentivar a escrita e a publicação entre pessoas que gostam de escrever ficção, mas não sabem como publicar; estimular a leitura de livros de autoras e autores independentes contemporâneos.

Equipe: Ana Paula de Castro Ramos, Bárbara Naves Reghin da Silva, Maria Lúcia Braga, Marilene Cassimiro Mendes Souza, Patrícia Honório de Freitas, Vitor Guilherme Miguel Rocha e Luciene Resende de Freitas.