MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programação

Última modificação: Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Dia 1 – 04/10 (Terça-Feira)

14h – Credenciamento

14:30h – Abertura do Evento

15:00h – Mesa redonda: “Desafios e resistências do ensino de Arte em face da contrarreforma do Ensino Médio”

Palestrantes convidadas:

Carla Giane Fonseca do Amaral – IFSul: Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – IAD/UFPEL (2007), com Especialização em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e Doutora em Educação na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo do PPGEdu-UFRGS (2021). Diretora Regional Sul da Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais – ANPAIF Gestão 2020 – 2022.

Professora Mônica Mitchell – IFG: Doutora em Arte pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Plásticas pela UFG. Especialista em Formação de Professores pela UCG (PUC-GO). Professora de Arte/Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Inhumas. Professora do Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES/IFG.

17:30h – Encerramento/Café


Dia 2 – 05/10 (Quarta-Feira)

10h – Debates especiais com professores de Arte do CEFET-MG (apenas para os professores da instituição)

12h – Almoço

13h – Oficina 1: “Práticas artísticas cotidianas: montagem e desmontagem pedagógica” com Carla Amaral e Mônica Mitchell

A proposta da oficina é refletir sobre como poéticas contemporâneas do cotidiano podem reverberar em possibilidades para se pensar atividades pedagógicas. Pretende-se problematizar o trabalho de alguns artistas e, a partir deles, refletir sobre a docência em arte como montagem e desmontagem de conceitos e paradigmas.

15h – Intervalo

15h30 – Oficina 2: “Orquestra da Tempestade” com Evandro Menezes

Os participantes são convidados a experimentar as possibilidades de criação a partir dos sons da tempestade. Vamos construir um espaço de improvisação coletiva e exploração de sons de instrumentos musicais e materiais diversos.

17:30h – Encerramento/ Café


Dia 3 – 06/10 (Quinta-Feira)

9h – Café

10h – Apresentação de posters

12h – Encerramento – Recital de violão com Renato Mendes Rosa (IFMG – Ibirité)