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CEFET-MG

Carta Aberta do Departamento de Arte, Design e Tecnologia (DADT) sobre a possibilidade de retorno de suas atividades presenciais no cenário de pandemia

Última modificação: Segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Em decorrência da pandemia de Covid-19, as instituições de educação da Rede Federal suspenderam a realização de aulas e atividades presenciais não-essenciais no ano de 2020, situação que perdura até o presente momento. A maioria das atividades do CEFET-MG têm sido realizadas remotamente desde então, embora haja algumas atividades – em especial aulas práticas de laboratório, estágios e certas atividades de pesquisa e extensão – que precisaram ser completamente paralisadas devido aos riscos que sua continuidade impõe à saúde de estudantes e servidores (de carreira e terceirizados). Nesse cenário, o Conselho Diretor do CEFET-MG aprovou, em 03 de agosto de 2021, a Resolução CD-029/21, que dispõe sobre o Plano de Retomada de Atividades Presenciais da instituição. É necessário, portanto, posicionarmos quanto às reais condições de retomada de atividades presenciais no atual contexto de pandemia de Covid-19.

Embora, na proposta de retomada do ensino presencial apresentada pelo CEFET-MG, estejam privilegiadas disciplinas práticas, em especial aquelas ministradas em laboratório,  no caso do ensino de Arte há determinadas especificidades que impedem um trabalho presencial com distanciamento social, tais como: o uso coletivo de materiais, equipamentos e ferramentas de Artes Visuais e Música devido ao custo elevado desses para aquisição individual dos estudantes; o inevitável contato físico entre professores e alunos em trabalhos que envolvem corpo e som, práticas corporais e exercícios de criação coletiva no âmbito das artes da cena; presença de bancadas coletivas em laboratórios do DADT que impossibilitam que os estudantes mantenham uma distância de segurança uns dos outros; dentre outras situações didáticas propostas com base em princípios colaborativos e da indissociabilidade entre teoria e prática.  

Para além de quaisquer adaptações didáticas possíveis para a retomada presencial de aulas práticas, é fundamental apontar que as dependências do DADT ainda aguardam a implementação de reformas infraestruturais fundamentais para seu funcionamento. Tais reformas incluem, minimamente, a troca e/ou abertura de janelas, instalação de ventiladores, reparos para melhoria das condições de salubridade e adaptação dos espaços físicos para o recebimento de número adequado de estudantes. Estas reformas, portanto, são pressupostas para o atendimento dos protocolos de biossegurança das autoridades sanitárias e locais. Sem que elas sejam realizadas, não há condições seguras para a retomada de atividades presenciais.

Sabemos que as dinâmicas pedagógicas do Ensino Remoto Emergencial são, como o próprio nome diz, emergenciais. Elas não são ideais nem podem cumprir plenamente a missão institucional do CEFET-MG no atendimento de um projeto de educação tecnológica. No entanto, entendemos que o princípio de preservação da vida de todos aqueles vinculados ao DADT – servidores (de carreira e terceirizados), estagiários e estudantes deve vir em primeiro lugar. A vida não é um princípio educativo negociável porque não há ganho pedagógico quando a retomada de atividades presenciais coloca em risco a vida das pessoas envolvidas nos processos educativos.

Pelas razões destacadas na presente carta, entendemos que a retomada de atividades presenciais só poderá se dar com plenas condições de biossegurança, o que pressupõe, dentre outras coisas, condições infraestruturais adequadas e uma cobertura vacinal completa para toda a comunidade acadêmica do CEFET-MG. 

Desejamos, assim como todos os demais membros de nossa comunidade acadêmica, retornar à normalidade de nossas atividades. E é por entender que não existe normalidade na promoção da morte que, neste momento, nos posicionamos pelo adiamento da retomada de atividades presenciais.

Assinam esta carta,

TAE Juliana Azevedo Pacheco – Chefe de Departamento

Professor André Leme Pédico – Subchefe de Departamento

Professora Cláudia Gomes França

Professor Danilo França do Nascimento

Professora Juliana Martins Godin

Professor Leandro Pereira de Souza

Professora Luciana Cezário Milagres de Melo

Professor Thiago Cazarim da Silva

Estagiária Bianca Rodrigues de Carvalho Moreira da Fonseca